Ah, o pós-festa. Momento de começar a colocar em prática as resoluções de fim de ano, de perder os quilinhos adquiridos em uma semana inteira de comilança, de recolher as garrafas de champagne pela casa, de se empanturrar com as sobras das ceias ad eternum e de começar a esquecer completamente das resoluções de fim de ano.
Em meio a tanta fartura, o chocotone costuma ser relegado a lugares menos nobres, como o porta-malas do carro. Mas eu, como boa apreciadora dessa iguaria natalina, me senti na obrigação de dar um fim mais digno ao primo gordinho do panetone de frutas. Caso tenha sobrado aí na sua casa, eu indico fortemente a fazer. Vai por mim: você nunca mais vai gastar R$70 em um pão doce fresco.
Naked cake de chocotone
1 chocotone comum
1 lata de leite condensado
200g de chocolate meio amargo
2 colheres (sopa) de maizena
2 colheres (sopa) de leite
1/2 lata de creme de leite
Morango a gosto
Mirtilo a gosto
Cereja a gosto
Dissolva a maizena nas duas colheres de leite, mexendo até não sobrar nenhum grumo. Em uma panela, coloque o leite condensado, o chocolate picado e a maizena diluída. Cozinhe até que desgrude do fundo da panela e transfira para uma outra vasilha (dessa forma, ele não continua a cozinhar). Quando estiver frio, acrescente o creme de leite até que fique uma massa cremosa, porém firme o bastante para que não escorra loucamente. Corte o panetone em três partes, da mesma forma que um bolo em camadas. Recheie com brigadeiro e com fartura de mirtilos (faz toda a diferença). Finalize com mais brigadeiro e decore com morangos e cerejas. Raspe a panela e coma escondido debaixo da mesa divida com as pessoas no maior espírito pós-natalino.
Dicas
1. Eu comprei o chocotone pronto, aqueles de mercado mesmo. Se tiver saco tempo, faça em casa;
2. O recheio não precisa ser de brigadeiro. Invente! Pode fazer com creme de confeiteiro, ganache, doce de leite…
3. As frutas, óbvio, podem variar de acordo com o seu gosto – e o seu bolso;
4. Se quiser dar uma chance pro coitado e fazer com panetone de frutas, vá em frente;
É uma ideia genial mesmo!
:D