Começo assim: de nada por não chamar a deliciosamente humilde pipoca de gourmet. Peguei uma implicância tão grande com essa palavra que passo bem longe das fachadas de restaurantes/ botecos/ lanchonetes/ pés sujos que propagandeiam “a melhor (insira aqui qualquer comida) gourmet da galáxia”. Essa cisma não é com a coxinha de confit de pato, com o brigadeiro de capim cidró, com o hambúrguer de kobe beef. O meu problema é com quem oferece um produto de baixa qualidade, superfaturado, servido dentro de um prato bonito, batizado com um nome fresco e decorado com duas ciboulettes cruzadas por cima. Dai-me paciência.
O post de hoje nem chega a ser uma receita, é mais uma dica para incrementar a pipoca nossa de cada jogo. Garanto que todos os gritos de gol vão ser com a boca cheia!
Pipoca de caramelo salgado com chocolate
1 xícara de açúcar refinado
1/4 xícara de água
3/4 xícara de nata
1 colher (chá) de flor de sal
5 bombons alpino
Em uma panela de inox pequena, coloque o açúcar e a água, mexendo suavemente até formar uma calda transparente . No momento que isso acontecer, largue a colher e não mexa mais – caso contrário, o açúcar irá cristalizar e você ficará com raiva, e ninguém precisa de uma pessoa raivosa perto de uma panela borbulhante. Quando ficar com uma cor âmbar, o que demora cerca de 5 minutos, adicione a nata e mexa vigorosamente com um fouet. Desligue o fogo e acrescente a flor de sal, que dá um toque excepcional. Misture a calda na pipoca e finalize com o chocolate picado. Sirva em xícaras para dar uma frescurinha.
Dicas
1. A nata (45% de gordura) pode ser substituída tanto por creme de leite fresco (38% de gordura) quanto pelo creme de caixinha (20% de gordura). Eu sempre opto pela mais gorda saborosa, a nata;
2. Usei alpino porque é amor e porque era o que tinha em casa. Claro que qualquer outro chocolate é bem-vindo (imagina que legal ficaria com M&Ms?);
3. Essa quantidade cobre bem todas as pipoquinhas de um pacote de microondas.
Nhami!
Vou experimentar amanhã! Nunca tive coragem de tentar caramelo porque eu sempre mexia sem parar com medo de ‘pegar’ na panela.
Dá uma agonia de não mexer, né? Haha Faz desse jeito que vai dar certo, garanto ;)
Deu certo! Demora mas muda de cor.
Que bom que deu certo, Lu! O legal é que esse caramelo é muito versátil, pode ser usado em várias receitas :) Quanto ao tempo, depende muito da boca do fogão e da panela usada: se ela tiver um diâmetro pequeno, provavelmente vai demorar mais para chegar no ponto ;)
Estou te acompanhando e acho interessantíssimo tuas receitas. Simples mas revolucionárias.
Benjamin, fico muito feliz! Volte sempre (:
Legal!!! Vou testar… Você adiciona na pipoca e cobre bem ou fica emalgumaspartes apenas?
Da pra fazer das duas formas! :D