quinta-feira, março 28, 2024

Biscotti de amêndoas para o chá da tarde

Biscotti de amêndoas

À primeira vista, ele parece simples: um biscoito de amêndoas, de formato alongado e de textura firme, que foge da tradicional redondeza e maciez dos cookies. Observando mais de perto, porém, quando o aroma começa a inebriar os sentidos e a mão, por conta própria, tenta alcançá-lo sobre a mesa, a conclusão é diferente da original: o biscotti não tem nada de comum. As amêndoas levemente tostadas e generosamente picadas fazem par perfeito com o Amaretto que, por sua vez, contrasta com a delicadeza da baunilha. Eles são perfeitos para acompanhar uma reconfortante xícara de chá, que pode – e deve – receber um mergulho dos biscotti, cuja textura amacia delicadamente com o líquido fumegante.

A história do biscotti não é cheia de percalços, mas abriga um fato interessante: sua primeira receita documentada pertence a um manuscrito de centenas de anos, que foi encontrado pelo erudito Amadio Baldanzi no século XVIII. Hoje, ele se encontra preservado na cidade de Prato, na Itália (nem me olhem com essa cara, eu avisei no início que não seria emocionante). Tá, mas e o que raios significa biscotti? Enganou-se o espertinho que pensou que é, simplesmente, biscoito (ou biscotto, em italiano). Do latim medieval biscoctus, quer dizer “biscoito assado duas vezes” (vai saber, né?) e, por ser pouco perecível, era muito consumido durante viagens e guerras. O bom é que, agora, você não precisa ser da legião romana para comer essa delícia: é só ir pra cozinha e arrasar.

Biscotti de Amêndoas (baseado no delicioso Technicolor Kitchen)

280g de farinha de trigo
212g de açúcar demerara
1 ¼ colheres (chá) de fermento em pó
1/8 colher (chá) de sal
3 ovos
2 colheres (sopa) de licor Frangelico ou Amaretto
1 colher (chá) de extrato de baunilha
150g de amêndoas sem casca, tostadas e picadas grosseiramente

Antes de melecar as mãos, pré-aqueça o forno a 150°C e forre uma assadeira grande com papel manteiga (ou, caso você tenha um silpat, essa é a hora de usá-lo em grande estilo). Em uma tigela grande, bata os ovos, o licor e o extrato de baunilha. Incorpore a farinha peneirada, o açúcar, o fermento e o sal e, logo em seguida, acrescente as amêndoas tostadas. Se a massa ficou espessa, grudenta e a vontade de lamber os dedos está grande, parabéns: você fez tudo certo até agora.

Mão na meleca

Transfira a massa para a assadeira/silpat, acomodando-a no formato de um cilindro achatado. Leve a forma ao forno, e esqueça da sua existência (por favor, não me entendam mal: a existência da massa, não a de vocês) por cerca de 50 minutos ou até que firme e seque. Retire do forno o que, no momento, parece um biscoitão desajeitado, e deixe esfriar em cima de uma grade (ou do escorredor de louça, mas daí o problema é seu).

Prepare a forma novamente com papel manteiga (estou dizendo, vale a pena esse negócio de comprar um silpat que custa um milhão de reais e economizar cerca de 5 centavos com papel manteiga. Vão por mim. Tá, vale mesmo.). Enquanto alguém faz o trabalho super legal de untar a forma (quem mandou perguntar se precisava de ajuda? Era isso ou lavar a louça), posicione o cilindro de biscoito em uma tábua livre de cheiro de cebola e corte, com uma faca de pão bem afiada, fatias diagonais de 2cm.

Biscotti de amêndoas

Reacomode as fatias na assadeira e asse por mais 40 minutos, ou até que estejam douradas. Deixe esfriar e guarde em potes herméticos. Se você aguentar e não comer todos em uma tarde fria de inverno, saiba que eles duram por várias semanas quando bem armazenados. De preferência, escondidos.

Biscotti de amêndoas

Buon appetito!

OBS: Eu já havia publicado a última foto em um blog que eu colaborava, o Me Passa o Cardápio. Nesse caso, usei amêndoas laminadas – que não têm o mesmo apelo visual e sensorial das inteiras picadas em lindos e generosos pedaços.

Você pode gostar também...

Não tá tudo bem
Um ano de quarentena
Bárbara Pustai
Eu como comida fria e tiro umas fotos por aí! Vem comigo?

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui